sexta-feira, 19 de julho de 2013

Extraordinário - R.J. Palacio (Resenha)

Encontre o Livro

Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio

Editora: Intrínseca
Edição: 1

Ano: 2013
Páginas: 320

Tradução: Rachel Agavino

Minha Nota:
ÓTIMO / FAVORITO








Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

"Às vezes eu acho que minha cabeça é tão grande por que é muito cheia de sonhos" 

ENREDO

A história gira em torno do Auggie, um menino de 10 anos que sofre de uma rara síndrome genética que desencadeou outros problemas a ele, sobretudo a deformação facial - sua orelha não aparece, seu sorriso é indistinguível e ele deixa que os cabelos cresçam sobre seus olhos para se esconder das pessoas. Vamos conhecendo a infância de Auggie, sua convivência com as pessoas, a proteção da família, seus medos e anseios até o momento que seus pais decidem que está na hora de ele começar a estudar numa escola normal.

A vida inteira ele estudara em casa com a sua mãe - a mesma que o alfabetizou -, em grande parte pela constante necessidade em ir ao médico passar por alguns procedimentos cirúrgicos mas também pelos olhares avessos das outras pessoas.

Como não poderia ser diferente, há crianças que são hospitaleiras e acolhem bem o menino e outras que são muito cruéis. Para dar ao leitor um ponto de vista mais amplo, o livro conta com a narração sobre diferentes perspectivas. 

Via, a irmã do Auggie, quatro anos mais velha que o irmão nos conta sobre como fora difícil a fase em que o irmão nascera e mostra um comparativo de sua vida antes e depois; claro que o amor pelo irmão caçula prevalesse acima de tudo. 


Há também as narrações de Summer e Jack - melhores amigos do garoto - e Justin e Miranda - namorado e melhor amiga de Via, respectivamente. Com um texto simples, porém envolvente e dinâmico R.J Palacio nos presenteia com uma belíssima história sobre amizade, superação, amor fraternal e a seriedade do bullying.

DIAGRAMAÇÃO


Nunca me empolguei tanto com um trabalho feito pela Editora Intrínseca como esse. Está tudo bem colocado, não há erros visíveis, os capítulos são curtos e a capa é linda.


Falando em capa... Encontrei no Google essas duas versões americanas existentes para o livro e, pelo menos pela capa, não tem quem me faça optar por outra que não seja a do Brasil.

As diferentes versões para 'Extraordinário' fora do país

Existem mais capas que essas. Achei um post bem interessante só mostrando isso a vocês no blog "Mais que livros". Veja aqui!

A única coisa que me incomodou foi na parte do Justin; não tem travessão nos diálogos e todas as letras estão em minúsculo. Não entendi o motivo disso, já que ele é mais velho e deveria ter uma linguagem igual aos outros. Hashtag #Chateado


OS PRECEITOS DO SR. BROWNE

Preceitos são regras a respeito de coisas muito importantes, disse o novo professor de inglês de Auggie, Sr. Browne. A cada mês ele escreve no quadro um novo preceito, o primeiro e melhor de todos foi:

"Quando tiver que escolher ente estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." Pág. 55


Ao fim do livro vem um apêndice com todos os preceitos criados durante o ano, tanto do professor como dos alunos que ali passaram. Além desses preceitos nos deliciamos com muitas tiradas feitas por Auggie sobre a sua condição e os trechos de músicas ou outros livros, na abertura de cada nova parte do livro.

QUOTES


"O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo." Pág. 27

"Eu gostaria que todos os dias fossem Hallowen. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara." Pág. 80

"então isso não faz do universo uma loteria gigantesca? você compra um bilhete quando nasce. e é só um acaso ter um bilhete bom ou ruim. é questão de sorte. [...] talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. o universo cuida de todos os seus pássaros." Justin, Pág. 210.

O QUE ESPERAR DO LIVRO

Tudo aquilo que você possa imaginar. Verá um pouco da sua infância nas páginas desse livro, o amor empregado por seus pais, o companheirismo dos seus amigos que não te abandonam e as mudanças constantes das nossas vidas, ainda mais quando se está na quinta série.

Se existisse um livro que eu pudesse indicar para alguém ler, seria este. Não existe limite de idade, gênero ou crença. Uma leitura que pode ser feita muitas vezes e até vem se questionando empregá-lo como paradidático escolar!



Já leu esse livro ou tem muita vontade? Deixe nos comentários sua opinião dizendo o que achou. É sempre um prazer conversar com vocês. ;)


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Olá Clóvis! Cara eu sou doido para ler esse livro, já vi tanta gente falando bem que eu acho que já passei da fase da curiosidade, rsrsrs. Consegui ele há poucos dias e to só terminando o que eu estou lendo para ir direto para ele. Sua resenha ficou muito boa mesmo e só me deixou mais curioso para ler o livro. Em breve resenha dele lá no blog. Abração!

    www.cabanadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, ainda não li este livro, mas está na minha lista de leituras, apenas tenho que compra-lo e espero fazer isso na bienal do Rio agora em agosto. Acho que vou chorar um pouco ao ler, pois sou muito emotiva quando se trata de crianças, mas isso faz parte de uma leitura que envolve.

    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  3. Acho que não se arrependerá dessa leitura Jean, quando vejo todo mundo falando coisa boa de um livro desconfio um pouco mas esse foi uma exceção. rsrs. Leia mesmo, quero saber sua impressão. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gisela. Também irei a Bienal esse ano, esperando encontrar muita coisa boa por lá. O livro é mesmo emocionante, mas traz um sentimento bom, a despeito do tema ^^ Abraços!

    ResponderExcluir
  5. O livro é perfeito mesmo, adorei ele! Os preceitos do Sr. Browne, o enredo cativante, o Auggie... É tudo extraordinário, como diz o próprio título.
    ps: obrigado por mencionar o blog o/


    Abraços, Maac.
    http://maisquelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Impossível não se apaixonar por esse livro verdade? =) Por nada, encontrei muita coisa bacana em seu blog devo citar muito por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está entre os melhores que li esse ano *-* É simplesmente incrível!


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  8. Uma dos melhores para mim também Nanie. Já me vejo relendo essa história muito em breve. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...