quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Tempo e a Mudança das Coisas


texto original, devaneios, artigo

Dizem que a nossa pele se renova a cada quinze dias. Nossos ossos se regeneram um mês após a quebra. Quanto tempo leva para que nós mudemos e com isso atingimos outra pessoa que fará o mesmo?


O tempo não espera, o tempo não para.

Durante uma de minhas aulas parei para olhar ao redor - algum de vocês alguma vez já fez isso?. Observei cada canto da sala, cada parte das pessoas que ali estavam e reparei com que velocidade a mudança acontece.

Nós que somos desatentos, ocupados com outras coisas para não observar o tempo passar, ou ele é traiçoeiro demais e "passa a perna" na gente? A resposta para essa pergunta é simples, o tempo está rodando a cada passo que damos, a cada inspiração e exalamento lá se foram alguns dos nossos preciosos segundos.

Se pararmos para olhar um relógio, ele não correrá mais rápido ou mais lento por conta disso, ele basicamente passará. A maneira com que gastamos esse tempo é o diferencial.

Quantas vezes estamos fazendo algo que nos agrada e quando nos damos conta lá se foi uma ou duas horas do nosso dia? Um exemplo que me vem a cabeça: o sono. Fechamos os olhos, mergulhamos ou não em sonhos, quando despertamos, a noite se foi e o dia raiou.

A recíproca também é verdadeira, ao fazermos algo que nos entendia contamos os minutos no relógio e ele custa a girar. Mas é tão mórbida a sensação que nos é imposta quando acordamos do sonho (metaforicamente falando). Olhar para os lados e ver que esse tempo não está te esperando; olhar para as pessoas que amamos e ver rugas em seus rostos, crianças que amadurecem e ganham pelos de presente. Chega até a ser desesperador saber que não podemos voltar atrás e tudo que temos é colher o que já fora plantado ou aproveitar a estação para começar um novo plantio.

Contudo, não são apenas nossas características físicas que se transformam, nossa mentalidade, gostos e pessoas próximas seguem o mesmo ritmo. Se hoje alguém lhe disser que um ente querido seu faleceu, a tristeza se abaterá por dias ou até mesmo semanas, mas depois você seguirá em frente. Não estou dizendo que isso seja algo de ruim, mas é algo para se pensar. Percebem o quanto, para toda pergunta, nos dizem que "O tempo cura qualquer ferida"? Mas por quê ninguém nos alerta das feridas que ele carrega consigo?

Algo que me peguei pensando durante essa aula:

"O carisma para se fazer humor são poucos que possuem. De tão constrangedor, aquele que era chamado estranho, passa a ser engraçado."

Um pouco dos meus devaneios colhidos no intervalo da vida e durante minhas idas e vindas a "Nárnia".

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...