segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Quantidade versus Qualidade: O que define algo como bom?



A ideia desse post surgiu ainda esse mês após algumas frustrações e incongruências que percebi se aplicar tanto na blogosfera literária como em nossa vida cotidiana, seja nos estudos ou no trabalho.

A avaliação mais efetiva para qualquer coisa hoje é feita por números, mas seria essa a avaliação mais precisa? A mais segura e confiável quanto a qualidade de quem o executa?

Partirei do princípio dos blogs. Há pouco tempo me encontro por aqui e já pude perceber tantas coisas... Num lugar onde as pessoas deveriam expôr suas opiniões e trocar ideias com seus leitores, nos deparamos com aquelas que querem apenas números.

Estão vendo essa barrinha lateral intitulada de "Seguidores"? É disso de que tanto se fala e pelo que tanto se "briga" atualmente. Pergunto-me qual o sentido de pedir a alguém que siga seu blog sendo que você seguirá de volta; a intenção não seria a busca de bom material? Não seria acompanhar páginas com que nos identificamos e queremos conhecer mais dali em diante?

Pois é, confesso que já me deparei - nas divulgações que fazia e ainda faço do blog - com alguns que diziam 'Sigo o seu, você me segue de volta?', naquele momento me sentia corrompido, se a pessoa quer números que assim o seja, sigo sim de volta mas isso não garante que voltarei naquele espaço caso não me agrade. Bem como não posso proibir ninguém de segui o meu cantinho.

Partindo desse quesito me senti exaurido, cansado dessa troca injusta de informações, tanto é que parei de divulgar os posts em grupos do Facebook. Não me entendam mal, não estou aqui para criticar quem o faça, só não entendo o motivo por detrás dessa busca incessante por números. E como diria Mahatma Gandhi Seja você a mudança que deseja ver no mundo”, tento empregar esse contexto em minha rotina.

Tenho vontade de ser o típico cidadão que não faz esforço para ser notado que, se aquilo que faz for de importância para os outros e de boa qualidade, logo chegará um bom retorno e a notícia e conhecimento passarão a diante.

Na mesma vertente temos a escola. Quantas vezes não vemos aquele aluno dedicado, assíduo que estuda por horas a fio, mas chegando no momento da prova não tira uma boa nota, ao contrário daquele que só chega atrasado, falta as aulas, conversa, é desatento e esnobe quanto a matéria? Isso é bem cabível de acontecer e vos pergunto, um número define qualidade? Sem dúvida é uma forma de qualificação, mas seria esta a mais precisa?

Os educadores sabem identificar essas nuances e estão sempre em busca de avaliar seus alunos de uma outra forma em complemento a esses testes taxativos e numéricos. Passando para os blogs literários, as editoras são nossos "professores" e a leitura parece perder o sentido em detrimento de boas notas (Seguidores) onde serão aprovados os alunos que tiverem a maior "qualificação" (ou seria quantificação) possível.

É caro leitor, você pode ou não conhecer os bastidores que acontecem por aqui mas essa é uma realidade que não deixa de nos alcançar à vida real. Você que estiver lendo pode se enquadrar em algum desses casos e se sentir ofendido ou mesmo justiçado, peço desculpas e que releve meu relato caso assim for. Ou ainda, devo dizer, esse texto pode não ser lido por inúmeras pessoas. O que importa para mim - em primeiro lugar - é a qualidade naquilo que faço, em passar com verdade e clareza aquilo que escrevo nesse pequeno blog.

Mas o que é qualidade para você? Quantidade é sinônimo de qualidade? Para mim não. Para mim são termos totalmente diferentes, nem sempre estarão ligados (mas pode acontecer que sim!). Qualidade é um conceito subjetivo que vem do latim qualitate, segundo o dicionário Michaelis é: "Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza."

Deixo claro que quem escreve, quer ser lido isso é óbvio, mas o que questiono é a maneira com que isso é feita e avaliada. Aplico também às nossas vidas pessoais e pergunto se estaria correto definir a natureza ímpar de um individuo por um único número e, a partir disso, diferi-lo dentre os demais.

Personagem infantil Doug, que me inspira desde a infância

Fui muito prolixo em meu monólogo? Deixe um comentário que expresse sua opinião sobre o tema ou que responda algumas das perguntas abordadas. Vamos dialogar a partir de agora.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Clóvis interessantissima sua indagação.

    Quando comecei com o Senhor do Século também cai nessa "mendigação" por seguidores, mas depois cai em si e percebi que isso não constribuiria para o sucesso do blog.

    Abraços

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
  2. Oi Clóvis, tudo bem??

    Absolutamente concordo com você. Acho que em todos os locais quantidade não define qualidade, mas falando de blogs.

    Cara, eu quero leitores e não seguidores. Do que me adianta fazer um 'siga que eu te sigo, comente que eu comento no teu' se nada será espontâneo. A pessoa não está seguindo por que curtiu o conteúdo, ou está comentando por que achou aquela matéria interessante, está fazendo aquilo por obrigação e nada mais que isso.

    Super curti seu choque de realidade nas pessoas, precisamos de mais gente assim aqui pela blogosfera.

    Um beijo,

    www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que algumas pessoas ainda pensam dessa mesma forma. A princípio isso pode mesmo acontecer - na euforia de se ter um blog ou uma página na internet - mas a frustração posterior é tremenda. rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Barbara, obrigado pela visita. O legal na prática de escrever - seja por qualquer motivo que nos leve a isso - é saber que aquele texto agradou quem está lendo, e que mecha com a pessoa a ponto que ela comente em seu blog. No mais, falta essa conscientização nas pessoas de hoje... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Clóvis Marcelo,

    Adorei seu post, também já e deparei com esse questionamento, sinceramente não entro em paranóia com os números do meu blog, não falo só de seguidores, mas tbm de visitas, pois isso é outra coisa que os blogueiros tem muito, se vai ter ou não muitas visitas na sua página, meu interesse é ESCREVER, passar para quem quiser ler sobre um bom livro, sou sincera nas minhas resenhas e não espero que todos gostem, tenho certeza que pessoas já deixaram de seguir meu blog por conta das minhas opiniões, mas isso é vontade de cada um.

    Se eu tiver apenas UM seguidor que goste do meu blog eu já fico feliz.

    Do que adianta vc ter 10 mil seguidores e só meia dúzia realmente participar fielmente do blog?

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju.

    ResponderExcluir
  6. Clóvis Marcelo,

    Adorei seu post, também já e deparei com esse questionamento, sinceramente não entro em paranóia com os números do meu blog, não falo só de seguidores, mas tbm de visitas, pois isso é outra coisa que os blogueiros tem muito, se vai ter ou não muitas visitas na sua página, meu interesse é ESCREVER, passar para quem quiser ler sobre um bom livro, sou sincera nas minhas resenhas e não espero que todos gostem, tenho certeza que pessoas já deixaram de seguir meu blog por conta das minhas opiniões, mas isso é vontade de cada um.

    Se eu tiver apenas UM seguidor que goste do meu blog eu já fico feliz.

    Do que adianta vc ter 10 mil seguidores e só meia dúzia realmente participar fielmente do blog?

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju.

    ResponderExcluir
  7. Verdade Fabiana. Escrevi esse post em forma de desabafo, os meninos que aparecem na blogosfera de hoje têm muito disso; para quem está interessado em escrever é realmente cansativo. Mas enfim, sigamos no sonho de que nosso trabalho seja reconhecido, sem o incômodo de molestar a paz de ninguém. rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, isso é realmente muito tenso Clóvis. Antes de criar meu blog me prometi que iria postar o que tivesse que postar, pois antes de blogueira sou jornalista e não iria fechar os olhos para certas coisas. Mas notei tbm que na blog esfera as pessoas não gostam que toquemos onde doi, pois iria desmontar os catelo de areia tão perfeito deles. Complicado demais.

    Beijos, @_RayPereira

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que quem escreve para um blog tem que adotar esse cunho jornalistico em seus textos Rayanna, seguindo critérios pré-estabelecidos; mas bem como em um post que você relatou no seu blog há essa discrepância em vários lugares, cabe a nós fazer a diferença! Espero que quem costuma fazer isso tenha lido também minhas palavras, rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Clóvis, você tocou num assunto delicado. Por mais que eu prefira qualidade a quantidade, chega uma hora que você se adapta ao meio, no caso, a blogoesfera. Nesse meio a quantidade é a que vale, então, se você quer ser parceiro de alguma empresa, não precisa nem ser editora, tem que ter seguidores.



    Cada um sabe de si e eu tento conciliar os dois, sigo quem me segue e visito quem me visita, como uma forma de retribuição e não obrigação. Já conheci sites maravilhosos assim, na divulgação do "me segue que eu te sigo". Se depender de mim, não vai ser por falta de seguidor que a pessoa não vai alcançar a visualização que ela merece. #minhaopinião



    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Não desconsidero que os números sejam necessários para fins comerciais ou quantitativos Denise, apenas não acho legal as pessoas forçarem que a outra visite, siga ou comente a sua página. O processo deve ser algo natural, bem como a política que você adota de retribuir os visitantes do seu blog. Claro que podem existir sites realmente bons, mas na maioria dos casos essa "deselegância" já me causa certo afastamento. Com certeza é algo muito relativo que abre muitas discussões, obrigado por opinar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Clóvis, tudo bem??

    Absolutamente concordo com você. Acho que em todos os locais quantidade não define qualidade, mas falando de blogs.

    Cara, eu quero leitores e não seguidores. Do que me adianta fazer um 'siga que eu te sigo, comente que eu comento no teu' se nada será espontâneo. A pessoa não está seguindo por que curtiu o conteúdo, ou está comentando por que achou aquela matéria interessante, está fazendo aquilo por obrigação e nada mais que isso.

    Super curti seu choque de realidade nas pessoas, precisamos de mais gente assim aqui pela blogosfera.

    Um beijo,

    www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...