quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Resenha: Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins


Resenha do livro Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins
Autor: Stephanie Perkins

Editora: Novo Conceito
Edição: 2

Ano: 2013
Páginas: 288

Tradução: Fabiana Paganini de Andrade

Minha Nota:
MUITO BOM







Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto - que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

ENREDO

A história começa com a chegada de Anna a Paris; a primeira cena já se passa em seu novo quarto no Résidence Lambert, dormitório para veteranos e novatos do colégio interno School of America e sua despedida dos pais. Bate um tremendo desespero após eles irem embora, pois Anna nunca viajará de tão longe de casa antes e, acima de tudo, para um país onde ela apenas conheça algumas frivolidades.

Ao quarto ao lado, porém, está Meredith. Alguém que já conhece um pouco da escola e se oferece para ajudar a garota em seus primeiros dias ali. A partir disso surge uma singela amizade entre elas; Meredith tem outros amigos com quem anda e trata de apresentá-los a Anna em seu primeiro dia de aula: o casal de namorados Josh e Rashimi, e... Étienne St. Clair.

Na verdade, a menina já conhecia o rapaz desde a noite anterior, quando estava saindo do quarto de Meredith e logo de cara se encantou com tamanha beleza e charme; mas já pusera na cabeça que nada daquilo seria possível pois o galante estudante já teria namorada.

“Minha mãe é americana – ele continua suavimente. – Meu pai é francês. Nasci em São Francisco e fui criado em Londes.” Pág. 23 sobre St. Clair

Em paralelo a isso, Anna tenta manter contato com aqueles que deixou em Atlanta, como sua melhor amiga Bridgette, seu querido irmão Sean, de apenas 7 anos e até um futuro namorado - que deixou em aberto - Chistopher, ou Toph para os intimos.

O desenrolar da trama é muito abrangente e nos mostra relações familiares, a interação constante da arte na vida das pessoas, a influência dos nossos amigos e também um sonho de se apaixonar na cidade mais romântica do mundo.

SOBRE ESTA EDIÇÃO...


A diagramação está ótima. Essa versão foi reimpressa neste ano pode ter sido esse o motivo de eu não encontrar nem um erro de português ou de digitação; há presença de textos em forma de e-mail (eu particularmente gosto), os capítulos são curtos e em contrapartida a fonte não é lá das maiores.

Achei a identidade visual da capa maravilhosa, se bem que não combina em nada com as características físicas da personagem principal. Segue o mesmo padrão que a dos Estados Unidos e repito que a Novo Conceito está cada vez melhor no quesito de edição.

COMENTÁRIOS


Comecei a leitura esperando não sei bem o quê. Talvez uma bobeira para passar o tempo, um tipo de livro mais leve e de degustação rápida, mas não foi isso que encontrei. A escrita de Stephanie é fluida e nos faz parecer que estamos conversando lado a lado com Anna; trata-se de uma linguagem bem espontânea.

Peguei-me muitas vezes com um sorriso no rosto por conta da situação inusitada em que Anna e St. Clair se encontravam. O melhor de tudo foi sentir que tudo aquilo poderia realmente ter acontecido.


É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar? Bridge costumava ser meu lar. Talvez St. Clair seja meu novo lar.” Pág. 195

Quem lê perceberá que Anna passa a chamar St. Clari de Étienne no decorrer da história; assim como a relação deles se modifica, também se modifica a forma dela tratá-lo. Achei isso bem diferente e legal.


Até aqui só elogios ao livro, mas por que não dei 5 estrelas? Explico agora a vocês. A questão é que a partir de um certo ponto começa um lenga-lenga super desnecessário entre Anna e um personagem secundário - Dave -, acredito que essa parte poderia muito bem ter sido cortada da história e simplificado as coisas. Não gosto de me sentir enrolado pelo autor e foi um pouco disso que aconteceu; se você está trabalhando com clichê, siga com isso até o fim mas não me venha quebrar o clima para depois voltar de onde parou.

O QUE ESPERAR O LIVRO?

A despeito do que foi citado acima, esse é livro muito bem recomendado. Indicado para aqueles que curtem romance, descobrimento de novas culturas, relações interpessoais, que estão interessados em passar o tempo com uma boa leitura mas que esta também traga algo a mais, e Anna e o Beijo Francês traz justamente isso: foi um livro despretensioso que me conquistou e por pouco não chegou a ser perfeito, com uma protagonista hilária e divertidíssima.


*Lembrando sempre que julgo a classificação dos livros de acordo com o gênero em que se encontram não de uma forma aleatória ou mesmo isolada.

Curiosidade: Anna tem uma mecha no cabelo, justamente como a autora; talvez essas aventuras tenham sido bem autobiográficas...


E você! Conhece esse livro, já leu ou tem muita vontade? Deixe seu comentário dizendo suas expectativas ou opiniões caso já tenha lido e não tenha sentido o mesmo que eu. ;)


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi Clóvis,

    dica anotada. Ótima resenha.

    A França sempre inspira romances né?

    Abraços

    // Senhor do Século //

    ResponderExcluir
  2. Ter a França e sua cultura como plano de fundo, aliados a uma protagonista irreverente só torna a leitura mais proveitosa. Espero que goste ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei nada desse livro, achei bem raso. Tanto que estava sem esperança alguma com a "continuação", Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Mas a autora acabou me surpreendendo. Por conta de Anna, eu peguei raiva de qualquer livro que se passa na França, evito com todas as forças hahaha


    A minha é a primeira edição e tem uma mistureba de diálogos com pensamentos e narrativa. Sorte a sua que não tem isso nessa nova edição.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que lançaram uma nova edição e sem erros, porque a anterior, a minha, está cheeeeeia de erros, uma pena. AMO esse livro, a história, o local, o St. Clair *-----* Sabe que eu nem me incomodei com o Dave? Ok, poderia mesmo ter cortado essa parte, mas não me fez gostar menos do livro (: É um dos meus queridinhos!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fui sem nenhuma expectativa para esse livro Tiago e acabei me surpreendendo um pouco com a história; não foi ótimo mas chegou a ser uma leitura bem agradável. Nossa, bastante gente pegou essa edição repleta de erros, senti um pouco de desconforto ainda com esta nesse quesito (diálogos, descrição, pensamentos) ainda bem mesmo que tive esse sorte :) Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muita gente reclamando dessa antiga edição Brunna acho que pode ter contribuído para algumas baixas qualificações :(. Então, não é que o Dave tenha me incomodado (nem fez diferença, haha) mas sim a insegurança da Anna. Não fosse isso, o livro seria 5 estrelas para mim mas não deixa de ser muito bom :) Ansioso por 'Lola e o garoto...' Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro! Achei que iria ser só mais romancezinho clichê adolescente, mas é tão fofo e cativante :)

    ResponderExcluir
  8. Foi justamente isso que pensei que encontraria e me surpreendi Michele, uma gracinha de livro, cativante demais :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...